< Word for Windows >
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25/08/2003
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Word inclui alguns caracteres especiais no texto digitado. São as chamadas marcas de formatação e você pode encontrar uma lista delas acionando a entrada Opções do menu Ferramentas, passando para a aba Exibir e inspecionando o grupo Marcas de formatação. São marcas de parágrafo, de tabulação, espaços, hífens opcionais e um misterioso texto oculto. Normalmente elas não são visíveis. Mas você pode exibi-las de diversas formas. A mais complicada é acionar a entrada Opções do menu Ferramentas, passar para a aba Exibir e marcar a caixa Todas do grupo Marcas de formatação (espaços aparecem como pontos à meia altura da linha, tabulações como pequenas setas e no final do parágrafo aparece um caractere semelhante a uma nota musical). A forma mais usada para exibi-los é clicar no ícone Mostrar/ocultar que aparece na barra de ferramentas padrão, cuja forma é a mesma da marca de parágrafo. E a mais simples é apelar para o atalho de teclado Ctrl+Shift+8 (o 8 do teclado alfanumérico que contém também o sinal de asterisco; por isso esse atalho costuma ser grafado Ctrl+*), Todos eles são do tipo comutador: acionados novamente fazem as marcas desaparecerem. Mas o mais interessante é o tal texto oculto. Experimente: abra um documento do Word, digite alguma coisa, selecione a parte do texto que deseja ocultar e acione a combinação de teclas Ctrl+Shift+H. O texto desaparece como por encanto. Agora, exiba as marcas de formatação e veja o texto reaparecer. Oculte-as, e ele desaparece. Deixo as possibilidades deste recurso para sua imaginação. Dois exemplos: faça uma lista de mercadorias com os preços normais de venda e o preço mínimo com desconto, mantendo estes últimos ocultos. Ou uma lista de perguntas e respostas, mantendo as respostas ocultas. E o melhor é que você pode imprimir o documento incluindo ou não o texto oculto. Para não incluir, imprima normalmente. Para incluir: com o documento aberto, acione a entrada Imprimir do menu Arquivo, clique no botão Opções no canto inferior esquerdo da janela e, no grupo Incluir no documento da janela que então se abre, marque a caixa Texto oculto. Um recurso pouco conhecido mas que pode ser muito útil. B.Piropo |