< Word for Windows >
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10/06/2002
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< Trabalhando com colunas > |
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Word oferece extrema facilidade para se trabalhar com colunas.
A forma mais simples é acionar a ferramenta “Colunas” da barra de
ferramentas padrão e escolher o número de colunas do documento.
Word dividirá todo o texto no número de colunas escolhido usando
valores padrão para margens, larguras e espaçamento entre colunas.
Mas se você deseja maior controle sobre o aspecto de suas colunas
pode acionar a entrada “Colunas” do menu “Formatar” para abrir
a janela “Colunas”. Nela, além de formatos predefinidos (incluindo
dois assimétricos), você pode escolher o número de colunas, inserir
uma linha vertical entre elas e fazer ajustes precisos nas larguras
de cada uma delas e no espaçamento entre elas (basta desmarcar a
caixa “colunas de mesma largura” e entrar com os valores desejados
para as larguras e espaçamentos, que não precisam ser iguais; mas
não abuse, ou correrá o risco de gerar um documento de estética
duvidosa e leitura difícil). Se você gostou da idéia de trabalhar
com colunas, aqui vão algumas dicas adicionais. Tenha em mente que
não é obrigatório usar colunas no documento inteiro. É possível
restringi-las apenas a um trecho, por exemplo um tópico no meio
de uma página. Nesse caso, selecione o trecho desejado antes de
acionar a opção “Colunas” do menu “Formatar” e, após ajustar largura
e espaçamento, verifique se, na caixa “Aplicar”, consta “No texto
selecionado” (uma dica dentro da dica: para que suas colunas assim
criadas fiquem da mesma altura, ajuste o espaçamento para distribuir
o texto homogeneamente entre elas). Outra possibilidade, muito comum,
é manter apenas o início do documento (por exemplo, a introdução
ou o resumo) em toda a largura da folha e o restante em colunas.
Para isso, mova o cursor até o início do trecho que deseja dividir
em colunas antes de acionar a opção “Colunas” do menu “Formatar”
e, na caixa “Aplicar”, entre com “Deste ponto em diante”. Nesse
caso, para evitar que a última coluna da última página fique mais
curta que a(s) outra(s), use a opção “Quebra” do menu “Inserir”
para “quebrar” a(s) coluna(s) anterior(es) da última página de tal
forma que todas fiquem com a mesma altura. B.Piropo |