< Word for Windows >
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24/12/2001
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< Notas de Rodapé > |
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Nada como um punhado de notas de rodapé salpicadas aqui e ali para dar uma aparência séria e profissional a um documento. Para quem não está ligando o nome ao objeto: notas de rodapé são aquelas notas que aparecem na base da página e se referem a uma palavra ou expressão contida no texto da página e destacada por um número ou sinal em sobrescrito. Elas são usadas principalmente para comentar ou esclarecer melhor um conceito sem “quebrar” a continuidade do texto. Em geral, notas de rodapé são numeradas seqüencialmente. A numeração pode recomeçar em cada seção ou página ou prosseguir continuamente do início ao final do texto. Criar notas de rodapé manualmente é possível, mas tão trabalhoso que sugiro nem tentar. E nem é preciso, já que Word fornece um meio simples e automático de inseri-las e lidar com elas. Use-o e não se preocupe em organizar suas notas, apenas em criá-las: se você eliminar uma delas, Word ajusta a numeração das demais automaticamente. Se a paginação for alterada pela remoção ou inserção de texto, Word redistribui as notas de acordo. Em suma: todo o “trabalho braçal” fica por conta de Word. Para inserir notas de rodapé, mova o cursor para o ponto onde deseja efetuar a inserção (cuidado: se for no meio de uma palavra, o sobrescrito aparecerá exatamente naquele ponto), abra o menu “Inserir” e selecione a opção “Notas” (no Office XP: menu “Inserir”, entrada “Referências”, opção “Notas”), marque a entrada “Nota de rodapé” (há ainda a opção “Nota de fim”, que insere as notas no final do documento ou da seção e é usada principalmente para incluir referências) e, preferivelmente, deixe marcada a “Autonumeração” (o Office XP oferece ainda opções sobre o formato do número ou símbolo usado como sobrescrito). Isso é tudo. Depois de inseridas, você pode visualizar (e alterar, inclusive a fonte) todas as suas notas a qualquer momento acionando a opção “Notas” do menu “Exibir” para abrir o painel “Notas de Rodapé”. B.Piropo |