Dicas
B. Piropo
Anteriores:
< Windows >
Volte de onde veio
24/11/1997
< Trocando Ícones >
< dos Drives >
< 95 >

Cansado do ícone usado por Windows 95 para seus discos rígidos? Pois então troque. Basta criar um arquivo texto denominado Autorun.Inf contendo a localização do novo ícone e armazená-lo no diretório raiz do drive que você quer ver de "cara" nova. O arquivo, criado em um editor de texto ASCII puro como o Notepad, deve conter apenas as duas linhas abaixo:
[autorun]
icon=drive:\via\nomearq.ico
a segunda linha pode ainda ser do tipo
icon=drive:\via\nomearq.dll,nr
No primeiro caso, o mais simples, "drive" representa o designador (ou "letra") do drive que contém o arquivo, "via" a via completa de diretório e "nomearq" o nome do arquivo tipo ICO que contém o ícone desejado. Vamos supor que você tenha encontrado um ícone que lhe agrada e deseja usá-lo para representar seu drive D, substituindo o ícone default que Windows 95 usa para discos rígidos. Digamos que o ícone esteja armazenado em um arquivo denominado "Drive_d.Ico". Pois bem: copie este arquivo para o diretório raiz de seu drive D e crie, usando um editor de texto tipo "texto puro", como o Notepad, um arquivo contendo apenas as linhas:
[autorun]
icon = d:\drive_d.ico
Batize o arquivo de "Autorun.Inf", salve-o no diretório raiz do drive D e temos conversado. No seu próximo boot, o novo ícone representará o drive D (se você tem pressa, selecione o drive e tecle F5 para atualizar o ícone).
No segundo caso, "nomearq" é o nome de um arquivo DLL que contém o ícone desejado e "nr" é um número que representa a posição do ícone neste arquivo. Esta alternativa é utilizada quando não se dispõe de um arquivo independente com o ícone desejado e se pretende usar um dos que estão "embutidos" em um dos muitos arquivos DLL encontrados em diversos diretórios de discos rígidos de máquinas que rodam Windows 95. Complicou? Então vejamos um exemplo.
Primeiro, vamos escolher o ícone. E no que diz respeito a ícones, Windows 95 tem um verdadeiro tesouro escondido: eles existem em muitos dos seus arquivos DLL (mas não todos) e estão à disposição para serem usados por quaisquer objetos, desde que se saiba como "apontar" para eles. Para manusear esta imensa coleção de ícones, vamos usar uma ferramenta fornecida pelo próprio Windows: clique com o botão direito do mouse para abrir o menu de contexto de qualquer objeto que possa ter seu ícone alterado (por exemplo, a maioria dos atalhos ou dos programas executáveis), acione a opção "Propriedades", encontre o botão "Alterar ícone" e clique sobre ele para abrir a janela "Alterar ícone". Agora, entrando com a especificação completa (drive, via de diretório, nome e extensão) de qualquer arquivo do tipo DLL (reconhecível pela extensão Dll) na caixa "Nome do arquivo", exibe-se todos os seus ícones na caixa "Icone atual" (caso o arquivo não contenha ícones, aparece uma janela informando). Há centenas de arquivos DLL em sua máquina (na minha, acabo de verificar, há exatos 1340). Para localizá-los, vá até a entrada "Localizar" de seu menu "Iniciar", acione a opção "Arquivos ou pastas", entre com a especificação "*.dll" (sem aspas) na caixa "Nome", clique no botão "Localizar agora" e surpreenda-se com a enorme lista de arquivos que irá aparecer. Para termos um referência em comum, clique no botão "Procurar" da janela "Alterar ícone", localize o arquivo Shell32.Dll que se esconde em no subdiretório System do diretório que abriga seu Windows 95 e clique em "Abrir" para examinar seus ícones. Tudo o que precisamos agora é entender o critério usado por Windows 95 para numerá-los. O do canto superior esquerdo da janela recebe o número zero. Os demais são numerados em ordem crescente, de cima para baixo até terminar a coluna, coluna após coluna. O ícone que representa uma pasta aberta é então o de número 4 (não esqueça: a numeração começa em zero) e o que representa o globo é o de número 13. O critério é o mesmo seja qual for o arquivo DLL exibido.
Então, se você deseja usar para seu drive D o ícone do pequeno chip situado imediatamente antes do globo no arquivo Shell32.Dll (cujo número de ordem é 12), basta criar um arquivo texto contendo apenas as duas linhas seguintes:
[autorun]
icon=C:\WINDOWS\SYSTEM\SHELL32.DLL,12
e gravá-lo com o nome Autorun.Inf no diretório raiz do drive D (ambas as condições são obrigatórias, tanto o nome quanto a localização do arquivo) que em seu próximo boot o ícone aparecerá. Como eu disse, há ícones em muitos dos arquivos DLL, mas sugiro dar uma espiada no arquivo Moricons.Dll que você deve encontrar em seu diretório Windows. Incidentalmente: esta técnica complicada destina-se apenas a trocar ícones dos drives, o que em tese não é permitido. Para alterar ícones dos objetos comuns, a coisa é muito mais simples: basta abrir sua janela "Alterar ícone", procurar por um ícone mais adequado em qualquer arquivo DLL, selecioná-lo e clicar sobre o botão "OK".

B. Piropo