Windows
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25/04/2005
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Inibindo a janela > |
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Em Windows XP, quando ocorre um erro de execução em um programa, abre-se uma janela informando que ele encontrou um problema e precisa ser fechado e se oferecendo para enviar um relatório de erro confidencial e anônimo á Microsoft. A base da janela mostra os botões “Enviar relatório à Microsoft” e “Não enviar”. Clicar neste último simplesmente encerra o programa, fecha sua janela e devolve o controle ao usuário. Clicar no primeiro faz o mesmo mas, quando se está conectado à Internet, antes envia um relatório de erro à Microsoft e permite acompanhar o progresso do envio na janela “Relatório de erros”. Um clique no atalho “clique aqui” que aparece logo acima dos botões faz se abrir uma janela com informações genéricas sobre o relatório e alguns dados que talvez valha a pena conhecer, como o nome do aplicativo, sua versão e o nome do módulo que causou o problema (em geral uma biblioteca de ligação dinâmica, ou DLL). Além disso, há atalhos que permitem examinar detalhes técnicos sobre o relatório de erros e as diretivas de coleta de dados, ou seja, uma explicação sobre a natureza dos dados coletados, o motivo pelo qual são coletados e o que é feito com eles. Alguns usuários aprovam a idéia e efetivamente enviam o relatório. Outros consideram tudo isso muito desagradável e prefeririam não ser incomodados com a solicitação de enviar o relatório. Se você é um desses, há uma forma simples de inibir a abertura da janela que solicita o envio do relatório de erros: clique com o botão direito sobre o objeto “Meu computador”, selecione a entrada “Propriedades” de seu menu de contexto, passe para a aba “Avançado”, clique no botão “Relatório de erros”, marque o botão “Desativar relatório de erros” e saia, sempre clicando em OK. A partir daí, na ocorrência de algum erro de execução, tudo o que você receberá será uma janela informando que o aplicativo terá que ser fechado e os botões correspondentes a fechar e depurar. Clique em “Fechar” e siga adiante sem se preocupar com o assunto. Com os agradecimentos a Alexandre Tortolano, técnico de suporte da Microsoft. B.Piropo |