Windows
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27/10/2003
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lista dos documentos > |
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O menu Iniciar de Windows mostra a lista dos últimos documentos abertos pelos diversos programas (Documentos, em Windows 9x, Documentos recentes em Windows XP). Há quem goste, há quem não goste disso. Quem não quer que o próximo usuário tenha acesso à lista, pode limpá-la antes de encerrar uma seção de trabalho (em Windows 9x: menu Iniciar, Configurações, Barra de tarefas e menu Iniciar; passar para a aba Programas do menu Iniciar e, no grupo Documentos, clicar no botão Limpar; em Windows XP: clicar com o botão direito no menu Iniciar, escolher Propriedades, passar para a aba Menu Iniciar, manter marcado o botão de rádio Menu Iniciar, clicar em Personalizar, passar para a aba Avançado e, na base da janela, clicar no botão Limpar lista; se sua ojeriza à lista de documentos for ao ponto de desejar se ver livre dela para sempre e você usa Windows XP, basta desmarcar a caixa Listar documentos abertos mais recentemente, ao lado do botão Limpar lista, e clicar OK). Mas há quem prefira que a lista vá além dos últimos quinze arquivos abertos, mostrados por padrão. Ocorre que a lista é mantida, completa, em uma pasta de sistema. Para ter acesso a seu conteúdo, basta criar um atalho na Área de Trabalho. Em Windows 9x a pasta chama-se Recent e há uma para cada usuário registrado. Em geral se esconde no subdiretório Profiles do diretório Windows, mas você pode usar a entrada Localizar do próprio menu Iniciar para procurar pastas denominadas Recent apenas no drive C. Em Windows XP ela se chama Documentos recentes e se abriga na pasta C:\Documents and Settings\(seu_nome_de_usuário), mas você também pode procurá-la usando a entrada Pesquisar do menu Iniciar. Ao achar a pasta com a lista de seus arquivos recentes, mova o ponteiro do mouse para seu ícone (no painel do Windows Explorer ou mesmo na janela Resultados da pesquisa, se for o caso), pressione o botão direito, arraste o ícone para um ponto vazio da Área de Trabalho, solte-o lá e escolha a entrada Criar atalho(s) aqui. A pasta permanecerá em sua área de trabalho com a lista completa dos documentos abertos por você (sob a forma de atalhos para esses documentos) e somente se esvaziará caso você mande excluir os arquivos. B.Piropo |