Sítio do Piropo
Windows
Volte
14/02/2000

< Consertando os ícones >
< da Área de Trabalhos
>

< 95/98 >

Os ícones de sua Área de Trabalho ou de seu Painel de Controle estão se comportando mal, desaparecendo, mudando de aparência ou transformando-se em manchas negras? Pois este problema é mais comum do que parece. E admite diversas soluções. A causa mais comum é o arquivo ShellIconCache de seu diretório WINDOWS estar corrompido. E a solução consiste simplesmente em removê-lo. O problema é que isto não pode ser feito durante uma seção de trabalho comum, mas somente no modo de segurança. Para entrar no modo de segurança de Windows 98, reinicialize o computador e mantenha comprimida a tecla Ctrl durante a inicialização em (em Windows 95 espere aparecer a mensagem "Inicializando Windows" e comprima a tecla de função F8 enquanto ela estiver sendo exibida). Quando o menu de inicialização aparecer, selecione Modo de Segurança e tecle ENTER. Agora, carregue o Windows Explorer e localize o arquivo ShellIconCache no diretório Windows (se ele não for exibido, acione a opção "Opções de pasta" do menu "Exibir", passe para a aba "Modo de exibição" e marque o botão de rádio "Exibir todos os arquivos"). Clique com o botão direito sobre o ícone do arquivo e acione a opção "Excluir". Em seguida, reinicialize seu computador. Ao detectar a ausência do arquivo ShellIconCache durante a inicialização, Windows criará um novinho em folha e perfeitamente funcional. Mas se você instalou o utilitário TweakUI (se não instalou, veja como fazê-lo na Trilha Zero de 10/05/1999), há ainda uma forma mais simples de resolver o problema: carregue o TweakUI clicando sobre seu ícone no Painel de Controle, passe para a aba "Repair", verifique se na caixa de dados aparece "Rebuild Icons" (se não aparecer, clique na seta para baixo à direita da caixa e selecione seu nome) e clique no botão "Repair Now". E há ainda um truque que pode funcionar em Windows 95 e Windows NT (mas não em Windows 98): abra o objeto "Vídeo" de seu Painel de Controle, passe para a aba "Aparência", selecione a entrada "Ícone" da caixa "Item" (se ela não estiver visível, clique na seta para baixo à direita da caixa e selecione-a na lista), aumente o tamanho do ícone em uma unidade na caixa "Tamanho", clique no botão "Aplicar" e desfaça a alteração reduzindo o tamanho do ícone em uma unidade e clicando novamente em Aplicar. Finalmente, se nada disto funcionar, tente editar o Registro. Tomando os cuidados habituais ao se editar o Registro (se você não sabe que cuidados são esses e nunca editou o Registro, melhor não tentar e procurar ajuda da parte de quem sabe), carregue o editor de registro (acione a entrada "Executar" do menu "Iniciar", entre com REGEDIT e tecle ENTER) e passe para a chave "HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer". Com ela selecionada no painel esquerdo do editor, clique em um ponto vazio do painel direito e acione a entrada "Valor da seqüência" do menu "Novo". Entre com o nome "Max Cached Icons" (sem aspas, respeitando os espaços e as maiúsculas) e tecle ENTER. Clique com o botão direito sobre a entrada recém criada no painel direito e acione a entrada "Modificar". Na caixa de entrada de valores entre com "1024" (sem aspas) e tecle novamente ENTER. Da próxima vez que você inicializar Windows, seus ícones deverão se comportar normalmente. E se não o fizerem, remova o arquivo ShellIconCache como descrito no início desta dica, que tudo deverá voltar ao normal. O valor padrão do parâmetro Max Cached Icons é 500 e a faixa de variação se situa entre 100 e 2000. Você encontra maiores informações no artigo da Microsoft em <http://support.microsoft.com/support/kb/articles/Q132/6/68.asp >.

B. Piropo