Sítio do Piropo B. Piropo |
< MS Office >
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31/12/2001
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< Protegendo arquivos > |
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Os utilitários do Office, inclusive Word, Excel e Power Point, permitem proteger arquivos. Na versão 2000, para impedir que o conteúdo do arquivo seja conhecido por terceiros, basta acionar a entrada “Opções” do menu “Ferramentas”, passar para a aba “Salvar”, digitar uma senha de até 15 caracteres na caixa “Senha de proteção” (são aceitos algarismos, símbolos e letras, distinguindo maiúsculas de minúsculas) e clicar OK para abrir uma janela solicitando a reinserção da senha. Reinsira e clique OK, que ninguém conseguirá abrir o arquivo sem ela (nem você, caso a esqueça). Para quem apenas deseja impedir alterações no arquivo, basta entrar com a senha na caixa “Senha de gravação”, na mesma janela. Qualquer pessoa poderá abrir e examinar o documento, mas para alterá-lo é indispensável conhecer a senha. Há ainda uma terceira opção, menos severa que, por isso mesmo, não exige senha: a caixa “Recomendável somente leitura”. Marque-a e clique OK que o documento poderá ser aberto com todos os recursos de edição ativos, mas não poderá ser alterado e regravado (embora seja possível gravá-lo com outro nome usando a opção “Salvar como” do menu “Arquivo”). A versão Office XP aprimorou a proteção, criando para ela a aba “Segurança” da opção “Opções” do menu “Ferramentas” que inclui diversos recursos adicionais. O botão “Avançadas” permite escolher entre diversos tipos de criptografia e determinar o tamanho da “chave”. “Assinaturas digitais” permite adicionar, remover a examinar as características de assinaturas digitais. “Proteger documento” inclui proteções seletivas, que permitem alterar seletivamente o documento (alterar apenas comentários ou formulários, por exemplo, mantendo o restante intacto). Além disso, foram introduzidas opções de privacidade que removem informações pessoais do documento, avisam antes de imprimir, gravar ou enviar um documento que contenha alterações controladas e impedem o uso interno de números aleatórios para comparar ou relacionar documentos. E, finalmente, foram movidos para essa aba os ajustes da segurança de macro, que nas versões anteriores faziam parte da entrada “Macro” do menu “Ferramentas”. B.Piropo |