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B. Piropo

< Excel >
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12/07/2004

< Copiando e colando no Excel >


Excel permite copiar e colar células, conjuntos de células, linhas, colunas ou planilhas inteiras. Para isso, seleciona-se o que se deseja copiar, efetua-se a cópia com Ctrl+C (ou Ctrl+Ins), move-se o cursor para o destino (na mesma ou em outra planilha ou pasta) e cola-se com Ctrl+V ou Shift+Ins. Excel fornece diferentes formas de selecionar e permite escolher o que copiar. Quanto à seleção: para selecionar uma célula, clique sobre ela. Um trecho retangular, clique sobre um dos cantos do retângulo e arraste até o canto oposto. Uma linha, clique sobre o número da linha na borda esquerda da planilha. Uma coluna, clique sobre a letra da coluna na borda superior da planilha. E, finalmente, toda a planilha: clique sobre o pequeno retângulo vazio no canto superior esquerdo, onde se encontram a coluna de números das linhas com a linha de letras das colunas. Feita a seleção, escolha o que colar. Para colar uma cópia exata da seleção, basta clicar no destino (por exemplo: se selecionou uma linha clicando no número da linha na origem, vá até a linha destino e clique sobre seu número) e colar. Mas se, após escolher o local de destino, você selecionar a entrada “Colar especial” do menu “Editar”, pode escolher colar desde “Tudo” até: apenas fórmulas, valores (resultados dos cálculos, mas sem as fórmulas), formatos, comentários e outras opções. Além disso, pode efetuar operações como adição, subtração, multiplicação e divisão com valores eventualmente existentes no destino. Há ainda a possibilidade de copiar planilhas inteiras, com fórmulas, valores, formatos, cabeçalho, rodapé, enfim, tudo, para outro ponto da mesma pasta, outra pasta ou uma nova pasta. Para isso, clique com o botão direito na aba com o nome da planilha situada na base da planilha e selecione a entrada “Mover ou copiar”. Na caixa “Para pasta” da janela “Mover ou copiar”, escolha a pasta destino (entre as pastas abertas) ou “nova pasta” para criar nova pasta destino. Na caixa “Antes da planilha”, escolha o local onde inserir a planilha selecionada na pasta destino. E, finalmente, marque a caixa “Criar uma cópia” (se esquecer, a planilha será movida, não copiada) e clique OK. Uma função tão útil quanto desconhecida.

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