< Excel >
|
||
01/12/2003
|
< Evitando surpresas ao imprimir > |
Você fechou a planilha que vai garantir sua promoção. Depois de uma revisão completa mandou imprimir. E em vez de receber uma coleção de páginas ordenadas aparece uma confusa mistura de pedaços de planilha impressos sem qualquer critério aparente. O que deu errado? O problema é que a planilha não cabe em uma única folha tamanho A4 ou Carta, usado pela maioria das impressoras. Excel então a subdivide em trechos e imprime cada um em uma página. Mas sem uma orientação sua, Excel não pode saber a ordem em que os diferentes trechos devem ser impressos. Mas não apenas é fácil corrigir esse problema como incluir recursos adicionais que melhorarão muito a apresentação usando a entrada Configurar página do menu Arquivo. Na aba Página, os itens mais importantes são a orientação da planilha (retrato ou paisagem) e o tamanho do papel (que deve coincidir com o das folhas que alimentam a impressora). Na aba Margens pode-se fixar largura e altura de todas as margens, inclusive as do cabeçalho e rodapé. Na aba Cabeçalho/rodapé pode-se escolher o conteúdo destes itens, que podem estar vazios ou incluir o número da página seguido do título da planilha, nome do autor e mais o que você desejar (os botões Personalizar... ajudam bastante nessa tarefa). Mas é na aba Planilha que se escondem os ajustes mais importantes. Começando pelo último, Ordem da página, onde você escolhe se Excel começa a imprimir o que couber em cada folha, deslocando-se de cima para baixo até a base e depois passando para o topo do conjunto seguinte (veja a figura na aba para entender melhor) ou se começa imprimindo na horizontal e depois passa para as folhas de baixo. Examine também os itens do grupo Imprimir (cuidado: se você mandar imprimir as linhas de grade e marcar a caixa Qualidade rascunho, as linhas não serão impressas). E o item Imprimir títulos, que permite escolher uma ou mais linhas e colunas a serem impressas na parte superior e esquerda, respectivamente, de cada página. E não se esqueça: depois de marcar todas as opções, antes de clicar no botão Imprimir, acione o Visualizar impressão (aparece em todas as abas). Não custa nada e pode economizar um bocado de papel. B.Piropo |