Sítio do Piropo

B. Piropo

< Excel >
Volte
12/03/2001

< Somando tempos >


Excel procura tanto quanto possível “adivinhar” as intenções do usuário com o objetivo de poupar-lhe trabalho. Por exemplo: para entrar uma certa quantidade de horas e minutos em uma célula não é preciso ajustar o formato. Basta digitar, por exemplo, “11:15” (assim mesmo, porém sem aspas) na célula e teclar ENTER. Excel presume que o valor quantifique um tempo e se depois disso você verificar o formato da célula (acionando a entrada “Células” do menu “Formatar”) verá que ele corresponde a “hh:mm”, ou seja, horas e minutos separados por dois-pontos. Mais ainda: Excel permite somar esses valores. Experimente: entre “3:15” na célula A1, “5:30” na célula A2 e, em A3, entre com a soma de A1 com A2 (seja digitando “=SOMA(A1;A2)”, “=A1+A2” ou simplesmente clicando no botão AutoSoma da barra de ferramentas). Repare: A3 conterá “08:45”, oito horas e quarenta e cinco minutos, correspondente à soma de três horas e quinze minutos com cinco horas e meia. O problema é que “somar horas” não é o mesmo que “somar tempos”. Para entender a diferença some “15:20” com “14:30” usando o método acima e repare que o resultado é “05:50”. Isso ocorre porque Excel somou horas, não tempos – ou seja: adicionou 14 horas e meia ao horário “15:20” (três e vinte da tarde de um determinado dia). O resultado corresponderá às cinco horas e cinqüenta minutos da manhã seguinte (obtido subtraindo 24 horas da soma dos tempos). Se você deseja exibir a soma dos tempos e não o horário correspondente à soma das horas, basta alterar o formato da célula da soma. Para recorrer a um dos formatos oferecidos por Excel, mova o foco para a célula que contém a soma, acione a opção “Células” do menu “Formatar”, selecione a entrada “Personalizado” da caixa “Categoria” e, na caixa “Tipo”, marque o formato “[h]:mm:ss” – o que fará a célula mostrar a soma dos tempos (sem converter para horário) com horas, minutos e segundos. Se você desejar apenas horas e minutos, na primeira linha (destacada) da caixa “Tipo” entre com “[hh]:mm”. Em ambos os casos os colchetes em torno das horas farão Excel tratar o valor como tempo e não horário, abstendo-se de subtrair múltiplos de 24 horas do resultado.

B.Piropo