Dicas
B. Piropo
Anteriores:
< MS Office >
Volte de onde veio
26/02/2001
< Atalhos do Excel >

Atalhos de teclado permitem usar combinações de teclas para executar tarefas por vezes complexas que exigiriam diversos passos caso se usasse o mouse. O exemplo clássico é combinar Ctrl+C (ou seja, teclar “C” enquanto se mantém apertada a tecla “control”) para copiar na área de transferência o trecho selecionado e depois colá-lo no local escolhido com o atalho Ctrl+V (a alternativa seria usar o mouse para abrir o menu “Exibir” e acionar as entradas “Copiar” e “Colar”, respectivamente, o que evidentemente dá muito mais trabalho que recorrer ao atalho). O argumento clássico contra os atalhos é que é preciso memorizá-los e “ninguém tem cabeça para guardar tanto atalho”. O que é verdade. A solução é identificar as tarefas que se executa com maior freqüência, aprender apenas seus atalhos e acostumar-se a usá-los. Dentro de pouco tempo o hábito facilitará a memorização e você vai se impressionar com a economia de esforço representa pelo atalho. Para ajudar, aqui vai uma lista de atalhos pouco conhecidos do Excel: a combinação Ctrl+F copia o conteúdo (inclusive fórmulas) da célula acima para a célula ativa; Ctrl+; (ponto-e-vírgula) insere a data corrente na célula ativa e Ctrl+Shift+: (dois-pontos) insere a hora corrente. Depois que você digitou o sinal de igualdade e o nome de uma função, Ctrl+F insere os parênteses e abre a janela que permite entrar com os argumentos. E aqui vai meu atalho favorito: Excel oferece a função AutoConclusão, que completa o conteúdo de uma célula baseado no conteúdo das células da mesma coluna quando os primeiros caracteres coincidentes são digitados (se seu Excel não faz isso, habilite a função: acione o menu “Ferramentas”, clique na entrada “Opções”, passe para a aba Editar e marque a caixa “Ativar AutoConclusão para valores de células”). O problema é que, depois que você entrou com diversos valores que começam com os mesmos caracteres, nem sempre o valor apresentado pela função é aquele que você deseja (na versão Excel 2000, quando há dúvidas, não é apresentado valor algum). Pois bem: quando isso ocorrer, experimente o atalho Alt+Seta-para-baixo. Excel abre uma lista com todos os valores disponíveis e para escolher um basta percorrê-la com a seta e teclar ENTER sobre o valor desejado.

B.Piropo