Sítio do Piropo

B. Piropo

< Excel >
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14/08/2000

< Truque de consultor >


Quando um consultor fornece ao cliente um trabalho desenvolvido em uma planilha, o que ele está vendendo é conhecimento técnico referente ao trabalho executado, não ao uso da planilha. Na verdade, bons consultores costumam investir centenas de horas de trabalho na criação de planilhas de cálculo que visam reduzir seu esforço no desempenho de certas tarefas repetitivas e servem de base para diferentes projetos . Esse trabalho é executado em seu próprio benefício e por vezes, se avaliado em termos de horas de trabalho, o custo pode ser mesmo bastante superior ao de muitos projetos desenvolvidos com o uso destas planilhas. Se entregar ao cliente o arquivo magnético completo da planilha o consultor estará fornecendo todas as fórmulas e funções por ele criadas, o que não está incluído na remuneração do projeto. Alguns consultores resolvem esse problema fornecendo um arquivo apenas com os resultados finais sob a forma de referências a células de outras planilhas que, estas sim, contêm as fórmulas. No caso de projetos de engenharia, que devem ser acompanhados por uma “memória de cálculo” com a descrição dos métodos e técnicas de dimensionamento utilizados e com os resultados intermediários, esse procedimento é inaceitável. A alternativa é entregar ao cliente apenas cópias impressas das planilhas, um procedimento que não combina com a era digital em que vivemos. Pois há uma forma simples e eticamente correta de resolver o problema. Ao desenvolver a planilha, o consultor deve incluir em algumas células textos descritivos das técnicas e métodos de dimensionamento usados, inclusive com as fórmulas que devem fazer parte de uma memória de cálculo. Ao terminar o projeto, basta criar uma nova planilha de mesmo tamanho que a original, copiar os dados da planilha original para a área de transferência e colar na planilha destino apenas os valores, não as fórmulas e funções. Em Excel, o procedimento é o seguinte: terminado o projeto e conferidos os resultados, grave a planilha original em sua forma final. Em seguida, crie uma nova pasta de trabalho com o mesmo número de planilhas da pasta original usando a entrada “Novo” do menu “Arquivo” e excluindo ou adicionando planilhas conforme o caso. Retorne para a original com Ctrl+F6 e, na primeira de suas planilhas, selecione desde o canto superior esquerdo (célula A1) até o final do trecho que deseja fornecer ao cliente, transferindo a seleção para a área de transferência por meio da entrada “Copiar” do menu “Editar” (ou teclando Ctrl+C). Passe para nova pasta, posicione o cursor na célula A1 de sua primeira planilha e acione a entrada “Colar especial” do menu “Editar”. No grupo “Colar” da janela que então se abre marque a opção “Valores” e clique em OK. Imediatamente em seguida, sem desfazer a seleção, acione novamente a entrada “Colar especial” e desta vez marque a opção “Formatos”. Em Excel 2000 a ação pode ser repetida ainda mais uma vez marcando a opção “Larguras de coluna” (nas versões anteriores a largura de cada coluna terá que ser replicada manualmente). Este procedimento replica exatamente a planilha original (porém as células da planilha destino contém apenas os valores, sem as fórmulas que os originaram) e deve ser repetido para cada planilha da pasta. Se os comentários inseridos forem adequados, o arquivo magnético conterá tudo aquilo que uma boa memória de cálculo impressa deveria conter sem revelar os segredos profissionais do consultor.

B.Piropo