< Excel >
|
||
07/08/2000
|
<
Aumentando
a área > |
Quando se está trabalhando com uma planilha complexa, há
ocasiões em que tudo o que se queria era ver duas ou três linhas
a mais na tela para melhor comparar dados. É claro que sempre é
possível selecionar o trecho crítico e reduzir a altura das linhas,
mas isso nem sempre é conveniente. Pois há um jeito muito mais simples
e eficaz: basta abrir o menu “Exibir” e acionar a entrada “Tela
inteira” (se ela não aparecer imediatamente, clique na linha da
base do menu para expandi-lo). Isto fará com que sejam exibidas
apenas a planilha e a barra do menu principal. Tudo o mais desaparecerá
da tela. Parece incrível, mas usando a altura de linha padrão, ganha-se
oito linhas na tela (curiosamente, o número de linhas adicionais
não depende da resolução do monitor). Para recuperar as barras de
ferramentas e barra título, basta acionar a opção “Fechar tela inteira”
da barra de ferramentas flutuante “Tela inteira” que aparece na
tela, ou então simplesmente acionar de novo a opção “Tela inteira”
do menu “Exibir”. Não parece muito, mas algumas vezes umas poucas
linhas a mais é tudo o que se precisa para atinar com a solução
de um problema difícil. Essa dica vale também para o Word, que apresenta
igualmente a opção “Tela inteira” em seu menu “Exibir”, permitindo
aumentar o trecho do documento exibido na tela. B.Piropo
|