Sítio do Piropo

B. Piropo

< Dicas - Correio eletrônico >
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06/12/1999

< Criando regras para mensagens >

< Outlook/Outlook Express >

A brutal disseminação do correio eletrônico redundou no virtual desaparecimento dos velhos BBS. O efeito positivo foi estender literalmente para todo o universo os limites da comunicação que antes, na prática, se restringia aos membros do mesmo BBS. Mas trouxe também conseqüências negativas. Uma delas foi o desaparecimento dos "boards", que reuniam as mensagens por assunto, de acordo com os interesses de grupos de usuários. Havia "boards" de tudo, que discutiam desde temas técnicos ligados á informática até criação de galinhas e quejandas. Mas os usuários de correio eletrônico acabaram inventando um meio de substituir os "boards". Trata-se das "listas", nas quais as mensagens sobre um determinado assunto são enviadas para um grupo de destinatários. Se você é membro de uma ou mais dessas listas cujas mensagens começaram a atulhar sua caixa postal e se isto está atrapalhando a administração de sua correspondência por mesclar as mensagens da lista, que você gostaria de ler com calma quando dispusesse de tempo, com o correio comum, que pode trazer mensagens urgentes que exijam atenção imediata, aqui vai uma dica para facilitar muito a vida de quem usa o Outlook Express. Ela ensina a criar uma pasta para cada lista e enviar automaticamente para elas todas as mensagens correspondentes, que você poderá então ler mais tarde com calma. Então vamos lá: primeiro, crie as pastas, uma para cada lista. Clique com o botão direito do mouse na entrada "Pastas locais" da Lista de Pastas (se ela não estiver visível, acione a entrada "Layout" do menu Exibir, marque a caixa "Lista de pastas" e feche a janela com OK), acione a opção "Nova pasta" e entre com o nome da pasta na caixa correspondente (sugiro escolher para a pasta o mesmo nome da lista). Faça isto para cada lista. Agora, vamos ajustar o programa para enviar as mensagens de cada lista para a pasta correspondente sem sua intervenção. Antes, examine as linhas "assunto" das mensagens de suas listas e repare que elas contém sempre uma palavra ou expressão comum a cada lista (geralmente o nome da lista entre colchetes). Anote-a. Agora, acione a entrada "Regras para mensagens" do menu "Ferramentas" e clique na opção "Correio". Na aba "Regras de correio" da janela "Regras para mensagens", clique no botão "Nova" para abrir a janela "Nova regra para correio". No grupo 1, "Selecione as condições para a regra", marque a caixa "Quando a linha 'assunto' contiver palavras específicas" e note que no grupo 3 apareceu a mesma frase, com o trecho "contiver palavras específicas" destacado como um "link". Clique nele e, na caixa de dados da janela que então se abre, entre com a palavra ou expressão desejada (a que você anotou lá em cima), clique no botão "Aplicar" e feche a janela clicando em OK (atenção: o mesmo efeito poderia ter sido obtido selecionando a caixa "Quando a linha 'de' contiver pessoas" e entrando com o nome do remetente da lista). Isto feito, passe para o grupo 2, "Selecione as ações para a regra", e marque a caixa "Movê-la para a pasta especificada". Repare que a frase aparece agora no grupo 3, com a palavra "especificada" destacada como um link. Clique nele para abrir a janela "Mover", que exibe a estrutura de suas pastas do Outlook. Se necessário usando o elevador do lado direito da janela, localize a pasta desejada (se você escolheu os nomes adequadamente, ela já deverá aparecer na janela) e clique sobre seu nome para selecioná-la. Clique em OK para fechar a janela (e repare: agora as expressões destacadas no grupo 3 espelham suas escolhas). Se desejar, substitua o nome da regra (no grupo 4) por algo mais esclarecedor (por exemplo, o nome da lista) e feche a janela clicando em OK. A partir deste momento, toda mensagem recebida que se enquadre na condição especificada será movida automaticamente para a pasta desejada e lá ficará à sua espera. Este é apenas um exemplo elementar do que pode ser feito com as "Regras para mensagens". Sugiro que você examine com calma as demais opções para descobrir suas imensas possibilidades (inclusive recusar o recebimento de mensagens de determinadas pessoas ou sobre determinado assunto, removendo-as automaticamente do servidor de mensagens sem serem lidas). Incidentalmente: se você usa a versão integral do MS Outlook (e não a versão Express), pode alcançar os mesmos resultados passando para a "Caixa de Entrada", acionando a opção "Organizar" do menu "Ferramentas", passando para o grupo "Usando pastas" e manejando a entrada "Criar uma regra para novas mensagens".

B. Piropo