Sítio do Piropo

B. Piropo

< CBN Informática >
Volte
17/03/1995

<TELEXPO>


Recentemente, em função da quebra do banco britânico Barings, ouvi um comentário de um especialista em mercado de capitais que um dos fatores que facilitam a concretização de fatos dessa natureza é, justamente, a telemática.

Para quem não sabe, telemática é o nome que se dá à fusão da informática com as telecomunicações. Que estão cada vez mais juntas e gerando produtos cada vez mais interessantes.

Pois são esses produtos que, segundo o especialista em questão, permitem a movimentação de enormes somas de recursos de um país para outro em um tempo curtíssimo. São transferências tão gigantescas e tão rápidas que acabam por dificultar a fiscalização. Mas também trazem benefícios, naturalmente.

Agora mesmo, na Telexpo 95, a quinta Feira Internacional de Telecomunicações e Teleinformática, que se realizará no Expo Center Norte, em São Paulo, de 21 a 24 de março, a Inovax estará lançando seus novos terminais de operação telefônica desenvolvidos especialmente para empresas do mercado financeiro.

Os terminais estão capacitados para processamento digital de sinais, rápida capacidade de operação e disporão de interface para PC, que permite operar o sistema telefônico diretamente do computador. Além do sistema 300X de distribuição de informações on-line, um distribuidor paralelo de chamadas telefônicas que dá acesso direto a cotações, notícias, taxas de operação e spreads.

Se sem um negócio desses, um operador sozinho conseguiu falir o banco que financiou a guerra da Inglaterra contra Napoleão, imagine agora, que desgraça ele não seria capaz de aprontar.

B. Piropo