< CBN Informática >
|
||
26/02/1995
|
<TELEMARKETING> |
Primeiro nasceu a telecomunicação, com o telégrafo e o telefone. Depois, com os primeiros computadores, nasceu a informática. E parece que foram feitas uma para outra. Tanto que logo se entrelaçaram de tal forma que deram origem a um novo ramo da tecnologia. A telemática. Pois bem: não demorou para que se percebesse que informática e telecomunicações, juntas, são um poderosíssimo instrumento de vendas. E aí nasceu uma nova atividade. O telemarketing. Que não é só, como o nome parece indicar, um sistema de vendas à distância. É muito mais que isso. O telemarketing, na verdade, abrange todo o relacionamento entre o vendedor e o cliente, incluindo o sistema de telecomunicações e o manejo de um gigantesco banco de dados. No Brasil, o telemarketing está começando, mas já nasceu forte. Não tanto, ainda, como nos Estados Unidos, onde somente o telemarketing receptivo, no qual é o cliente que procura o serviço, é responsável por um movimento de trinta bilhões de dólares anuais. E emprega quatro milhões e meio de pessoas. Uma atividade de respeito. Pois bem: durante a Telexpo 95, que se realizará de 21 a 24 de março em São Paulo, vai ocorrer o Telemarketing World 95, o maior fórum mundial de telemarketing. Onde, quem sabe, será resolvida a grande questão do final do século: Seriam as meias Vivarina capazes de resistir às facas Ginsu? B. Piropo |