< CBN Informática >
|
||
14/02/1995
|
<COMPAQ> |
Vamos lá, responda depressa: quem é o líder no mercado mundial de computadores da linha PC? Qual a marca mais vendida? Se você não respondeu Compaq, errou feio. Porque em 94 a Compaq vendeu quase onze bilhões de dólares no mercado mundial. Cinquenta e um porcento acima das vendas de 93, e o bastante para assegurar uma fatia de dez porcento do mercado, o que a coloca na liderança indiscutível no setor. Um sucesso deste tamanho não se explica por um único fator. Mas sem dúvida, a causa preponderante é a qualidade. Mas além disso pesaram também o lançamento de novos produtos. Começando com a linha Presario, concebida principalmente para o mercado doméstico e de pequenas empresas, que integra aplicações de entretenimento e de escritório. Além da muito bem sucedida linha Elite, de micros portáteis de alto desempenho com carregador de bateria embutido. Mas não é só lá fora que a Compaq está se dando bem. Também aqui no Brasil o crescimento foi significativo, vendendo quarenta e cinco mil máquinas em 94. E mais: apoiada em sua unidade industrial de Jaguariúna, em São Paulo, operando desde outubro do ano passado, a Compaq planeja dobrar o faturamento em 95 e espera conquistar a liderança do mercado, também no Brasil, até 96. Um mercado que, segundo estimativa de Jorge Schreus, presidente da Compaq do Brasil, deve chegar a oitocentas mil máquinas por ano ainda em 95. Planos sem dúvida ambiciosos para uma empresa que se instalou no país há menos de três anos. B. Piropo |