< CBN Informática >
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21/01/1995
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<Gazeta Mercantil> |
Quando apareceu a multimídia, só se falava nas possibilidades que trazia para o manuseio e consulta de informações. Afinal, em um CD-ROM cabem mais de seiscentos megabytes, uma impressionante massa de informações. Depois, quando a multimídia enfim se disseminou, o assunto morreu. Não que os CD-ROM tenham sido um fracasso. Muito pelo contrário. Mas a finalidade é que parece ter mudado. Abra um desses catálogos de fornecedores de CD-ROM e veja o que ele contém: jogos, coletâneas de programas shareware, mais jogos, coleções de arquivos de som e imagens, ainda mais jogos e um caminhão de bobagens. Inclusive - e em alguns casos, principalmente - um monte de retrato de mulher pelada. Cadê as informações? Pois bem: a coisa parece que está, afinal, entrando nos eixos. A Gazeta Mercantil acaba de lançar seu Balanço Anual 94/95. Um soberbo conjunto de informações sobre as onze mil maiores empresas brasileiras, com cadastro completo. E, quem diria, em CD-ROM. Trata-se de uma versão multimídia e bilíngüe - em inglês e português - de um retrato da economia brasileira. Que lhe permite montar seus próprios rankings usando as informações do CD-ROM e exportar os resultados para uma planilha, banco de dados ou mala direta. Uma poderosa ferramenta para quem pretende entender os rumos da economia brasileira e precisa planejar ações e se manter competitivo em seu ramo de negócios. Tudo isso usando, justamente, os recursos para os quais se dizia que o CD-ROM foi criado. Mas que são tão pouco usados para fins mais nobres... B. Piropo |