< CBN Informática >
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25/12/1994
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<Pentium (3)> |
Só depois que a IBM anunciou que iria retirar do mercado suas máquinas Pentium, devido ao defeito do chip que provoca um erro nas operações de divisão em ponto flutuante, que a Intel, fabricante do Pentium, decidiu enfrentar o caso como ele deveria ter sido encarado desde o princípio: um problema de mercado. A estratégia de reduzir a questão às suas devidas dimensões, informando que o erro era tão raro que o usuário comum jamais seria prejudicado, estava dando certo para as indústrias e softhouses, que correram em apoio da Intel. Mas não estava dando certo com o usuário. Pois tudo o que ele sabe é que o chip de sua máquina tem um defeito. E, por menor que seja esse defeito, ele não quer saber de conversa: quer é um chip novo. Resultado: semana passada a Intel mudou de estratégia e divulgou sua nova política de troca sem discussões. Qualquer usuário que tenha um Pentium pode trocá-lo por um novo, sem precisar justificar e sem despesa alguma. Basta ligar para a Intel e pedir. A Intel, é claro, vai gastar uma nota preta para trocar os chips. Mas ainda assim o prejuízo vai ser menor do que teria se continuasse a argumentar que o erro era insignificante. Afinal, mercado é mercado, e bancando a troca sem discutir a Intel não somente mostra que é confiável como também que é de uma invejável solidez financeira. E, além de fazer seus usuários felizes, acerta um golpe firme na concorrência. Com luva de pelica, naturalmente... B. Piropo |