Sítio do Piropo

B. Piropo

< CBN Informática >
Volte
04/12/1994

<Música no Micro>


Com um micro pode-se fazer até música. Particularmente depois que surgiu o padrão MIDI, em 83.

MIDI é a sigla de Musical Instrument Digital Interface, um padrão para transferir informações entre instrumentos musicais e computadores.

Parece complicado, mas com um bom livro a gente acaba por perceber que o diabo não é tão feio como o pintam. E a Editora Campus acaba de lançar uma publicação interessante sobre o tema.

E o melhor: é um livro de autor nacional. Chama-se "Criação de Música e Sons no Computador" e o autor é Miguel Rattón, que apesar do sobrenome ibérico, é carioca.

O texto é simples e didático. Começa por uma abordagem dos computadores da linha PC, detendo-se mais naquilo que interessa para a manipulação de sons. E segue descrevendo o padrão MIDI, fundamentos de Audio e os recursos musicais de Windows. Depois, aborda os principais programas especializados: sequenciadores, editores de partituras, arranjadores e editores de timbre. E termina com uma breve descrição das placas de audio e sistemas de gravação digital.

A leitura é interessante. Não é propriamente um livro de cabeceira, já que aborda um tema um tanto específico. Mas também não se destina apenas ao músico profissional: interessa a qualquer micreiro que queira conhecer um pouco mais sobre o assunto.

B. Piropo