< CBN Informática >
|
||
25/11/1994
|
<CRIANÇAS> |
Os adultos costumam se espantar com a facilidade com que as crianças lidam com os micros. Mas se você pensar bem, não verá razão para espanto. Para uma criança, o micro é um brinquedo como outro qualquer. E, principalmente, é um desafio: um brinquedo que propõe questões, um brinquedo instigante. Toda criança adora esse tipo de coisa. E parte para a luta. Uma criança não tem compromissos. E tem uma curiosidade imensa. Por isso, está sempre experimentando coisas novas. E a experiência é o melhor caminho para o aprendizado. É claro que muitas vezes as experiências dão errado. Mas a criança não se incomoda: ela não tem medo nem vergonha de errar: para ela, o erro faz parte da vida. Quando a criança erra, ri e segue adiante, até aprender a fazer certo. É por isso que aprendem com tanta facilidade. E se nós, adultos, nos comportássemos como crianças enquanto estamos aprendendo a usar o micro, aprenderíamos tão depressa quanto elas. Recentemente eu conversava com um amigo sobre o assunto. Ele estava espantadíssimo com a facilidade com que a neta de sete anos lidava com seu micro. A menina começou a brincar com o computador antes da idade escolar, desenhando com o mouse e usando joguinhos. Quando começou a alfabetização, achou muito mais fácil usar o micro, com o qual já estava acostumada. E aprendeu a escrever no editor de textos do avô. Agora, me dizia o amigo, estamos com um problema. Tivemos que contratar uma professora particular para a menina. Aí, quem se espantou fui eu. Que tipo de problema poderia ter uma criança com tamanha facilidade para o aprendizado? Ah, é que ela só escreve no micro, disse-me ele. Dificilmente pega em um lápis ou caneta. E a caligrafia dela está péssima. Sem dúvida, um sinal dos tempos... B. Piropo |