Sítio do Piropo

B. Piropo

< CBN Informática >
Volte
27/10/1994

<Proxis>


Os organizadores de finanças, a categoria de programa mais vendida nos estados unidos, nunca foram muito populares no Brasil. Eles são capazes de controlar contas bancárias e aplicações financeiras.

Em geral, trabalham na base de transações. Controlam contas bancárias, cartões de crédito, transações em dinheiro e aplicações financeiras. Para quem é desorganizado e nunca entende porque sempre sobra tanto mês no fim do salário, são uma ajuda e tanto.

Quer saber para onde está indo seu dinheiro que parece evaporar? Pois basta pedir ao programa que mostre um gráfico de despesas classificadas por tipo, para você perceber que a rubrica "bares e restaurantes" está bem mais gorda que a "livros técnicos".

No Brasil, a dificuldade era encontrar um programa que se entendesse com a inflação de dois dígitos que tínhamos até recentemente. Pode ser que agora, com o plano real, as coisas mudem.

Tanto que já começaram a aparecer os similares nacionais.

Agora mesmo estou recebendo a informação que acaba de ser lançado o Proxis, um organizador de finanças especial para o Brasil. Não conheço o produto, de modo que não posso compará-lo com os concorrentes americanos. E por enquanto, embora a Empenho Sistemas, que desenvolveu o Proxis, prometa para breve uma versão Windows, o programa só roda em DOS.

Mas, segundo o material de divulgação, ele respeita certas peculiaridades e hábitos nacionais. Por exemplo: cada vez que você liga a máquina, o Proxis informa os pagamentos e recebimentos de cheques pré-datados para aquele dia.

E pré-datado, meu amigo, um programa americano não sabe nem o que é...

B. Piropo