< CBN Informática >
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22/10/1994
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<Suporte> |
Computador é um negócio danado. Não tem mistério nenhum, é claro, mas quando se tem pouca experiência, a gente se enrola. Dia desses, um amigo me ligou. Tinha um trabalho urgente para terminar e o micro deu problema. Resultado: passamos quase meia hora no telefone para resolver um problema besta que se o micro estivesse em minha frente eu teria resolvido em dois minutos. Tudo bem, comigo isso não acontece todo o dia. Mas eu fico pensando como deve ser dura a vida de quem dá suporte técnico por telefone. Para ilustrar, um caso verídico que aconteceu com um amigo. O cliente telefona reclamando que o micro só formatava um disquete. Toda vez que ele tentava formatar mais de um, dava uma mensagem de erro. Defeito estranho, pensou meu amigo. Mas vamos ver. E começaram uma curiosa conversa pelo telefone. - Pega uma caixa de disquetes e vamos tentar formatar para ver o que acontece. Bota um disquete no drive e manda formatar. - Formatou, responde o cara. O micro está perguntando se quer formatar mais um. - Muito bem, agora bota outro disquete e responde que sim. - Respondi. Tá vendo? Deu erro. Disse que não consegue acessar o disquete. - Não é possível. O disquete é novo? - É. Novinho. Tirei da caixa. - Bom, pode ser defeito do disco. Bota outro e tenta de novo. - Botei. Olha aí, o mesmo erro. Não acessa. - Mas que coisa estranha. Vamos tentar novamente. Bota outro. - Ah, outro não dá. - Mas não dá porque? Os outros não deram? - Bom, o último já entrou com uma certa dificuldade. Mas quatro discos, naquele buraco, não cabe de jeito nenhum. Para vocês verem como é dura a vida de quem dá suporte por telefone... B. Piropo |