Sítio do Piropo

B. Piropo

< CBN Informática >
Volte
22/10/1994

<Suporte>


Computador é um negócio danado. Não tem mistério nenhum, é claro, mas quando se tem pouca experiência, a gente se enrola.

Dia desses, um amigo me ligou. Tinha um trabalho urgente para terminar e o micro deu problema. Resultado: passamos quase meia hora no telefone para resolver um problema besta que se o micro estivesse em minha frente eu teria resolvido em dois minutos.

Tudo bem, comigo isso não acontece todo o dia. Mas eu fico pensando como deve ser dura a vida de quem dá suporte técnico por telefone. Para ilustrar, um caso verídico que aconteceu com um amigo. O cliente telefona reclamando que o micro só formatava um disquete. Toda vez que ele tentava formatar mais de um, dava uma mensagem de erro. Defeito estranho, pensou meu amigo. Mas vamos ver. E começaram uma curiosa conversa pelo telefone.

- Pega uma caixa de disquetes e vamos tentar formatar para ver o que acontece. Bota um disquete no drive e manda formatar.

- Formatou, responde o cara. O micro está perguntando se quer formatar mais um.

- Muito bem, agora bota outro disquete e responde que sim.

- Respondi. Tá vendo? Deu erro. Disse que não consegue acessar o disquete.

- Não é possível. O disquete é novo?

- É. Novinho. Tirei da caixa.

- Bom, pode ser defeito do disco. Bota outro e tenta de novo.

- Botei. Olha aí, o mesmo erro. Não acessa.

- Mas que coisa estranha. Vamos tentar novamente. Bota outro.

- Ah, outro não dá.

- Mas não dá porque? Os outros não deram?

- Bom, o último já entrou com uma certa dificuldade. Mas quatro discos, naquele buraco, não cabe de jeito nenhum.

Para vocês verem como é dura a vida de quem dá suporte por telefone...

B. Piropo