Sítio do Piropo

B. Piropo

< CBN Informática >
Volte
16/10/1984

<Programas FAX>


Antigamente um micro era um micro, e temos conversado.

Depois, apareceram os periféricos exóticos. Que vão desde scanners até placas de som, passando por tudo aquilo que a fértil imaginação dos criadores de bugigangas puder inventar.

Para nós, micreiros, além de impressionar os amigos, a maioria deles serve para pouco ou quase nada. Mas há um que é tão útil que devia ser obrigatório: o modem FAX.

Um periférico que ligado a uma linha telefônica comum, permite transferir dados através do modem e enviar e receber FAXES diretamente do micro.

Do uso dos modems já falamos aqui. Hoje vamos falar do FAX.

Mas a coisa é tão simples que não há muito o que falar.

Além do modem-FAX, tudo o que é necessário é um programa FAX, preferivelmente que rode sob Windows ou OS/2.

Quando esses programas se instalam, assumem a inocente aparência de mais uma impressora instalada no sistema. Para mandar um FAX, basta redigi-lo em seu editor de textos predileto e, na hora de imprimir, em vez de escolher a impressora de verdade, selecionar a simulada pelo programa FAX.

É só. Ao invés de imprimir, aparece uma janela na tela solicitando o número do FAX do destinatário. Entre com o número e lá se vai seu FAX.

Para receber, ainda é mais simples: basta pedir ao programa que atenda aos próximos telefonemas.

Há diversos programas FAX no mercado. Os mais populares são o WinFax e o Fax Works, este último com versões para Windows e OS/2.

Com um deles e uma placa modem-FAX você tem um FAX em casa.

A uma fração do custo de uma máquina FAX de verdade.

B. Piropo