Sítio do Piropo

B. Piropo

< CBN Informática >
Volte
25/09/1994

<Impressoras Stylus>


A EPSON do Brasil mostrou na COMDEX de São Paulo sua nova linha de impressoras de jato de tinta, as impressoras Stylus.

Em uma impressora de jato de tinta comum, uma gotícula de tinta é aquecida a altíssima temperatura e vaporizada em uma pequena câmara na cabeça de impressão. A pressão resultante da vaporização expulsa a gota da câmara e a lança sobre o papel através de um bocal de alta precisão. Com isso se consegue uma resolução maior que 300 pontos por polegada.

Pois as novas impressoras da EPSON vão além. Usam um sistema piezoelétrico para conseguir uma resolução ainda maior.

Um dispositivo piezoelétrico é capaz de converter pressão em um pulso elétrico e vice-versa. O exemplo mais conhecido são aqueles isqueiros sem pedra, ou os acendedores de fogão a gás em que a percussão em um dispositivo piezoelétrico gera um pulso de eletricidade que faz saltar uma faisca.

Pois as impressoras Stylus fazem justamente o contrário: aplicam pulsos elétricos a uma série de camadas de material piezoelétrico na cabeça de impressão. Esses pulsos são convertidos em pressão e dirigem a gotícula de tinta para o papel com altíssima precisão. Com isso, conseguem uma resolução de até 720 pontos por polegada, maior que a maioria das impressoras laser.

As impressoras de jato de tinta estão se tornado cada vez mais populares. Mais baratas que as impressoras laser e melhores e mais silenciosas que as matriciais, são sem dúvida uma excelente opção para quem quer dar uma boa impressão sem ir à falência...

B. Piropo