Sítio do Piropo

B. Piropo

< CBN Informática >
Volte
08/09/1994

<Computação Móvel>


Os primeiros computadores usavam válvulas e ocupavam andares inteiros. Eram enormes, lentos, um trambolho perto das máquinas modernas.

Aí tecnologia evoluiu, surgiram os transistores e os computadores diminuiriam. Hoje, alguns já cabem na palma de sua mão.

A diminuição do tamanho, combinada com os progressos na tecnologia de circuitos integrados e com a evolução das baterias recarregáveis, criou um novo ramo da informática: a computação móvel.

Logo as empresas de comunicação perceberam a potencialidade do novo negócio e saltaram para o barco. E começaram a unir esforços com as empresas de informática.

O resultado são máquinas pequenas, leves e poderosas, capazes de se acoplar a circuitos modem/fax de alta velocidade ligados a telefones celulares.

Agora mesmo a IBM e a Motorola lançaram em parceria uma solução conjunta para a computação móvel.

A IBM entra com seus notebooks da linha Thinkpad, pequenas maravilhas eletrônicas, equipados com slots do tipo PCMCIA.

A Motorola, com o Cellect 14,4, um modem/fax PCMCIA de 14400 bits por segundo e com seus telefones celulares da linha MicroTAC.

O conjunto forma um verdadeiro escritório portátil.

Com ele você pode se sentar em uma cadeira de praia em Ipanema e trocar arquivos e correio eletrônico com o computador de grande porte de sua empresa enquanto aprecia as meninas de fio dental em sua volta.

Se bem que, nessas circunstâncias, eu não imagino para que você iria querer trocar arquivos com o computador de sua empresa.

B. Piropo