Sítio do Piropo

B. Piropo

< CBN Informática >
Volte
xx/xx/1994

<Multitarefa>


Ultimamente todo mundo fala em multitarefa.

Mas afinal, o que é isso?

Bem, multitarefa é a capacidade de executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Nos computadores, isso significa rodar diversos programas simultaneamente.

Os velhos micreiros que ainda se lembram dos programas residentes tipo Sidekick, podem achar que isso não é novidade: desde os tempos do XT eram capazes de interromper o trabalho em um editor de textos, "chamar" o Sidekick, consultar a agenda e voltar ao editor numa boa. Mas cuidado: isso parece multitarefa, mas não é.

Aqueles programas residentes eram carregados na memória, mas não rodavam: ficavam lá "congelados" e só eram executados quando chamados.

Multitarefa é outra coisa. Por exemplo: você manda recalcular uma planilha e sabe que aquilo vai demorar dez minutos. Se seu sistema suporta multitarefa, você pode chamar um editor de textos - ou um joguinho, por que não? - enquanto a planilha está sendo recalculada. Quando você retornar a ela, o cálculo está pronto. Ou seja: a planilha continuou rodando e efetuando os cálculos enquanto você redigia o memorando ou jogava paciência.

Todos os micros modernos - do dois oito meia para cima - suportam multitarefa. Mas para desfrutar dela você vai precisar também de uma interface gráfica como Windows ou um sistema operacional como o OS/2.

Para quem nunca experimentou, multitarefa parece bobagem. Afinal, você é um só e só pode dar atenção a um programa de cada vez.

Mas não é bem assim. A multitarefa facilita extraordinariamente as coisas para o usuário.

Acredite: a multitarefa é quase um vício. Depois que você experimentar, nunca mais vai querer saber de outra vida.

B. Piropo