Sítio do Piropo

B. Piropo

< CBN Informática >
Volte
xx/xx/1994

<Redes>


Ultimamente tem se falado muito em redes de computadores.

Uma rede é uma forma de compartilhar recursos.

Imagine que você tenha uma pequena empresa com quatro micros. Um sobre sua mesa, outro na do funcionário que cuida do controle do pessoal, outro na mesa da secretária e mais um na do responsável pelas finanças.

Nos discos rígidos de cada máquina estão os arquivos do controle de pessoal, contas a pagar e receber, correspondência enviada e assim por diante. Quando você quer consultar um desses arquivos, ou vai até a máquina onde ele está ou faz uma cópia em disquete.

Ir até a máquina dá trabalho.

A cópia em disquete é mais confortável, mas logo fica desatualizada.

Pois bem: se você ligar esses micros em rede, cada um passa a "enxergar" os discos rígidos do outro como se estivessem nele. Quando você quiser consultar a carta que mandou semana passada para aquele cliente especial, basta, do seu micro, acessar o disco rígido da máquina da secretária e carregar o arquivo no editor de textos de sua máquina.

Além de dar menos trabalho, você garante que está consultando um arquivo atualizado.

E a rede não permite apenas compartilhar discos rígidos: você pode compartilhar também outros periféricos, como placas modem/fax e impressoras. E uma única placa fax pode ser utilizada por todos os micros da rede. Ou todos podem imprimir diretamente em uma cara e solitária impressora laser.

Pois existem desde redes pequenas assim até redes enormes, com centenas de computadores, alguns de grande porte. Que podem estar na mesma sala ou em prédios diferentes. Até mesmo em cidades diferentes.

Mas o princípio é sempre o mesmo: as máquinas estão ligadas em rede para compartilhar recursos.

B. Piropo