< Mulher de Hoje >
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03/1993
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< (sem título) > |
A informática pessoal é um negócio que movimenta anualmente bilhões de dólares em todo mundo. Empresas que fabricam equipamentos e periféricos ou que desenvolvem programas, estão constantemente promovendo caras pesquisas de mercado buscando identificar o perfil do usuário típico. Afinal, é ele que compra seus produtos, e gastar dinheiro em pesquisas para satisfazer o freguês não deve causar surpresa. Mas, eventualmente, o resultado das pesquisas pode, sim, ser surpreendente. A Logitech é uma destas empresas. Ela é mais conhecida pelos excelentes mouses e scanners que fabrica. O mouse, como já expliquei aqui mesmo, é um periférico que movimenta um cursor na tela quando arrastado sobre a mesa de trabalho, e scanners são dispositivos que "copiam" uma imagem do papel para a tela do micro. Sobre mouses e scanners poderemos voltar a falar em outra ocasião, se houver interesse. Hoje falaremos da Logitech. Ou, mais precisamente, da última pesquisa que encomendou e divulgou sobre o perfil do usuário típico de microcomputadores. Seus resultados foram publicados pelo suplemento de informática do Globo, mas ela foi feita nos EUA. Não que nós do patropi não mereçamos uma. Mas o grande mercado da Logitech é na terra dos irmãos do norte, e suas pesquisas são feitas por lá mesmo. Alcançou pessoas dos mais diversos níveis profissionais, de dezoito a cinqüenta e cinco anos, que usam microcomputadores no ambiente de trabalho. E revelou um fato surpreendente mesmo para aquelas bandas: no que toca ao uso de computadores pessoais, as mulheres são a esmagadora maioria. Não, não se trata de exagero. Esmagadora mesmo: mais do dobro dos usuários americanos usam saia. Por lá, as mulheres ganham de goleada. Mas a surpresa não parou por aí. Pois aqueles que acham que as mulheres que usam micros o fazem por obrigação profissional, mas no fundo detestam aquelas máquinas complicadas, vão tomar um susto: indagadas se continuariam usando computadores mesmo que as atividades profissionais não obrigassem a isso, se os micros tornam o trabalho mais fácil e agradável e se usar um computador é uma atividade divertida, a resposta das mocinhas, quem diria, foi significativamente mais positiva que a dos homens. Que, por sua vez, se interessam mais por novidades tecnológicas e detalhes técnicos da informática. A mim, isto não causou tanta surpresa. Afinal, conheço eméritas micreiras - a maioria delas bonitas - que se sentem inteiramente a vontade pilotando um micro. E fazem dele um instrumento de trabalho e lazer extremamente eficiente. É verdade que, conforme muito apropriadamente detectou a pesquisa, não se interessam muito por tecnicismos. Pouco importa como aquela coisa funciona: o que interessa é que os micrinhos se comportem direito e rodem seus programas sem perturbar o juízo. O que, afinal, é a maneira correta. Tratam o micro como o carro. Quando enguiçam, nem querem saber se foi a retranca da parafuseta ou o pino de rebimbelo: chamam o mecânico para o carro, o técnico para o micro, e temos conversado. E continuam a pilotá-los, carro e micro, tão logo consertados e prontos para o batente. E muito bem, diga-se de passagem. Mas, se o aspecto qualitativo não me assustou, confesso que o quantitativo me causou espanto. Nem eu nem o pessoal da Logitech, que encomendou a pesquisa, fazíamos a menor idéia que de cada três micrinhos americanos dois fossem valentemente pilotados por representantes do sexo doce (porque frágil, não mesmo). Melhor para vocês. Pois se, no que toca às micreiras, o meu espanto não trará grandes conseqüências, o deles vai mudar um bocado o status quo da micraria feminina. Afinal, a pesquisa não foi feita a toa: esta turma não é de jogar dinheiro fora. Quando descobrem que a maioria de seus fregueses são freguesas, não vão simplesmente dizer "ora vejam só" e ficar por isso mesmo. Nem pensar. Aguardem, portanto, grandes novidades. Pois o objetivo da pesquisa foi justamente determinar o perfil do usuário típico para implementar mudanças que venham a tornar os micros mais agradáveis para ele. E o usuário típico são vocês...
B. Piropo |