Micro Cosmo
Volte
05/08/96

< Mudando de Remo >


Há quase dois anos nascia esta coluna para resolver um problema. Pois a conjugação de fatores diversos, dentre os quais o principal foi a extinção da malfadada reserva de mercado, havia feito aumentar extraordinariamente o número de micreiros. E, por conseguinte, o de leitores. O que, evidentemente, não era problema - muito pelo contrário. Problema eram as reclamações dos novos micreiros sobre o nível de algumas colunas e reportagens aqui do caderninho que, alegavam, andava demasiadamente elevado. O que se aplicava particularmente à Trilha Zero, a outra coluna aqui deste vosso criado.

O que fazer? Baixar o nível da Trilha não resolvia. Porque quando ela foi concebida, o foi justamente como uma orientação para principiantes. Mas acontece que os principiantes que começaram a acompanhá-la desde suas primeiras edições haviam evoluído. E com eles evoluiu a Trilha. Pois estes leitores, muito justificadamente, não estariam dispostos a aceitar a regressão da coluna ao estágio inicial. A solução foi este MicroCosmo, uma nova coluna criada especialmente para os então principiantes.

Passados quase dois anos, chegamos mais ou menos à mesma situação. Se você aderiu à tribo dos micreiros na época em que começamos o MicroCosmo, já não é principiante. Depois de todo este tempo batucando em um teclado, aprendeu um bocado e agora quer saber de vôos mais altos. Por outro lado, a cada dia surgem novos principiantes. Que cedo ou tarde reclamarão do nível demasiadamente elevado do MicroCosmo - o que nos fará recair no problema anterior. E, é claro, não dá para começar outra coluna.

Pois então vamos resolver o problema antes mesmo que ele se manifeste. E a solução vai ser mudar o rumo da coluna. Que continuará com o mesmo jeitão, explicando como funcionam as entranhas de nossos micros. Só que, daqui pra frente, quem vai escolher o assunto são vocês. Assim, eu terei a certeza de que os temas serão aqueles que mais demandam esclarecimentos. Porque uma coisa é certa: nestes tortuosos caminhos da alta micraria, principiante ou não, todo o mundo tem suas dúvidas. Inclusive eu, é claro. Mas as minhas, me viro e resolvo sozinho. Portanto, escrevam descrevendo as suas. E não se preocupem que não transformaremos o MicroCosmo em uma extensão do Prezado Globo: enquanto lá o objetivo é explicar sem muitas delongas a solução de um dado problema, aqui a abordagem será menos imediatista. Lá, o que interessa é o como. Aqui, o porquê.

Evidentemente, agora dependo de vocês. Por favor, escrevam ou mandem mensagens via correio eletrônico descrevendo problemas, sugerindo temas, propondo assuntos para discussão. Para facilitar as coisas, mencionem no envelope das cartas que se destinam ao MicroCosmo. Nas mensagens de correio eletrônico, coloquem MicroCosmo no “subject”.

Pois é isto. Estou esperando. As cartas, mandem para a redação. As mensagens, para [[email protected]]. E até semana que vem. Com o assunto que vocês escolherem.

B. Piropo